ACADEMIA MERITUS - BLOG

Hidroginástica na Terceira Idade

Ao final do estudo chegamos às seguintes conclusões

Em relação aos testes físicos, houve melhora em todas as qualidades físicas testadas. Nas qualidades físicas flexibilidade e equilíbrio estático houve uma melhora estatisticamente significativa o que demonstra que a hidroginástica rapidamente causa melhora nestas qualidades físicas. Na variável flexibilidade a flutuabilidade pode ser um dos fatores responsáveis por este aumento. A busca constante pelo equilíbrio na hidroginástica , devido aos movimentos da água e dos exercícios pode ser uma das causas da melhora na variável equilíbrio estático.

Quanto à variável agilidade apesar de haver uma melhora no pós-teste, esta não foi estatisticamente significativa, o que demonstra que 20 sessões de hidroginástica não são suficientes para que se tenham resultados significativos.

Sugerimos que se realizem novas investigações a cerca da relação exercício físico e terceira idade, já que o envelhecimento humano ainda necessita maior compreensão dos aspectos que o envolvem. Sugerimos ainda que se investigue o efeito da hidroginástica em outras variáveis da aptidão física em relação a terceira idade.

Referências bibliográficas

AAHPERD. Youth Fitness Test Manual. Reston, VA: AAHPERD, 1976.


MAIS NOTÍCIAS