ACADEMIA MERITUS - BLOG

O novo perfil para a 3ª idade.

A prática regular de exercícios físicos e uma dieta balanceada – pilares de um estilo de vida saudável , são fatores fundamentais para se obter mais qualidade de vida.

É sabido que quanto mais cedo você adotar esses hábitos, maior também será sua expectativa de vida. O bom disso tudo é que, mesmo quem não começou cedo consegue aproveitar as mudanças para encarar a terceira idade com mais saúde e bem-estar.

Segundo um novo estudo publicado no periódico British Medical Journal (BMJ) a partir de uma pesquisa desenvolvida por especialistas do Karolinska Institutet, da Stockholm University e do Stockholm Gerontology Research Center, na Suécia, entre todas as atividades de lazer, praticar exercícios foi a mais proveitosa quando o assunto era longevidade.

Os idosos que caminhavam, nadavam ou faziam ginástica tiveram uma sobrevida de cerca de dois anos a mais em comparação com os demais.

De acordo com especialistas, o segredo é saber combinar estilo de vida saudável, atividades de lazer e vida social. O tripé rende até 5,4 anos a mais de vida quando comparado à rotina de hábitos saudáveis, mas sem atividade de lazer e pouca interação social.

Talvez o senhor Leônidas Bezerra Sampaio, um acreano, que adotou Manaus como sua cidade natal, não tenha tido conhecimento da pesquisa, mas certamente sabe investir em saúde e qualidade de vida.

Com mais de sete décadas de vida, Leônidas , 73, é uma pessoa que esbanja vitalidade e deixa até os mais jovens abismados com sua competência diante dos aparelhos da academia onde malha quase diariamente.

“Nunca havia malhado até os 70 anos e após ter sofrido um acidente que causou um forte trauma no meu joelho, fui aconselhado a fazer musculação para me recuperar. Descobri a academia e daí para cá fiquei adepto. Quando não vou malhar me sinto mal”, confessa.

Lêonidas Sampaio é o novo perfil da terceira idade: jovem de espírito, ativo, inquieto por novidades, atento a tudo o que acontece à sua volta, amante da musculação e está de bem com a vida.

“Sou uma pessoa realizada e posso dizer que sou feliz”, admite com um sorriso, enquanto explica a sua fórmula da juventude: disciplina e uma boa noite de sono, mas nada de paranóias com alimentação.

“Como de tudo e adoro uma boa tigela de açaí à noite, mas não faço dietas de nada e tenho uma boa saúde, pressão normal, colesterol e triglicerídeos na medida e posso dizer que sou um privilegiado, talvez seja genética”, explica.

Matéria publicada no site Em Tempo


MAIS NOTÍCIAS